Fazer dieta engorda? Dilema solucionado.

Você já deve ter lido ou ouvido mais de uma vez que fazer dieta engorda, será que isso é verdade ou é exagero daqueles que são contra as dietas. Descubra nesse artigo que isso pode ser verdade mas existem maneiras de se evitar esse triste fim.

Quando se lê em algum lugar que fazer dieta pode engordar na verdade quase nunca estão falando do momento da dieta mas do final dela (se você fizer a dieta corretamente, claro). Então na verdade o título correto deveria ser: “Você Pode Engordar Depois de Terminar Uma Dieta.”

Sim, é verdade que quando alguém se submete a regimes alimentares muito restritivos o corpo reage de algumas formas que podem gerar um ganho de peso excessivo depois que essa restrição acaba e para evitar que isso aconteça você precisa entender como esse mecanismo funciona.

Leia mais sobre esse assunto também no artigo: Fazer dieta ou não? Entenda tudo.

fazer-o-que

Sabe De Nada Inocente

Seu corpo pode ter todos os defeitos do mundo mas um ele não tem: Ele não pensa mal de você.

Seu corpo acredita fielmente que tudo o que você faz tem uma razão. Ele acredita que você não toma decisões irracionais ou baseadas por impulsos ou emoções como de fato você vive tomando. Para ele se você faz alguma coisa existe um motivo muito sério por trás e por isso ele responde com a mesma seriedade a estas atitudes.

Por exemplo: Se você está comendo demais seu corpo não acredita que você faz isso porque não consegue se controlar, na concepção dele você está comendo muito pois sabe que algo errado vai acontecer então em sua “infinita inteligência” está colocando comida a mais para dentro para que sobre de propósito a fim de ser armazenada. E imediatamente o corpo responde a seu suposto comando promovendo os meios para armazenar essa energia extra que você está mandando para dentro, principalmente na forma de gordura.

Seu corpo nunca faz nada sem que você tenha dado o comando antes (exceto em situações de doenças). O problema é que você dá esse comando sem saber que o está fazendo.

Entender como seu corpo reage as suas atitudes é portanto o segredo para evitar reações indesejadas.

fome-insaciavel

Efeito Rebote

De todas as reações que seu organismo pode ter a uma dieta o efeito rebote pode significar a maior chance de você ganhar mais peso do que perdeu durante o processo. Entenda-o:

Durante anos você tem consumido uma quantidade “X” de calorias e seu corpo está acostumado com isso, de repente você entra numa dieta e passa a consumir metade ou um terço disso. Imediatamente seu corpo estranha a diferença e percebe que algo vai mal. Você continua a dieta e seu corpo finalmente se convence que algo realmente está errado. A partir daí uma série de situações se desencadeiam como resposta de seu corpo na tentativa dele em “solucionar” a falta de nutrientes, principalmente:

  • Reduzindo o gasto calórico para poupar energia.
  • Aumentando a sensação de fome e principalmente a vontade de comer doce.

Liberando enzimas que aumentam sua fome seu corpo tem esperança de fazer você comer mais conseguindo assim os nutrientes e energia que precisa ou está acostumado a receber. Por isso você sente aquele fome terrível quando está de dieta, não é só psicológica é fisiológica também.

Isso ainda não é o efeito rebote. Ele começa exatamente quando a dieta termina.

De maneira geral o efeito rebote acontece quando o corpo vê a possibilidade de compensar tudo aquilo que lhe foi privado nos períodos anteriores. É como se seu corpo ficasse traumatizado com a falta de nutrientes e assim que você dá a chance a ele de compensar isso ele vai agarrar com unhas e dentes.

O grande problema dos regimes é que ele quase sempre terminam bruscamente. Assim no dia seguinte ao regime, você, cheia de fome devido aos mecanismos que explicamos anteriormente, começa a comer de tudo pois não existe mais as restrições da dieta. A partir daí uma combinação perigosa começa a entrar em ação:

FOME EXCESSIVA + DIETA SEM RESTRIÇÃO + CORPO ESTOCANDO ENERGIA

Ou seja, agora você pode comer de tudo pois não está mais de dieta, seu apetite está lá nas alturas e seu corpo, preocupado com novos períodos de escassez, vai fazer de tudo para armazenar o máximo possível. Tá feito o estrago.

Então amiga, respondendo a pergunta do título: Fazer dieta não engorda. O que pode te engordar é ceder aos efeitos do “efeito rebote”.

Mas não se preocupe, é possível sim evitar esses efeitos. Por isso preparamos um artigo especial sobre “Como Evitar o Efeito Rebote”. Para esse artigo não ficar muito longo e não te confundir com muitas informações ele está em outra página. Acesse-o Aqui.

Nos encontramos lá.

Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook