Os 3 principais motivos que dificultam o emagrecimento em mulheres.

Agora que nós já concordamos que mulheres tem muito mais dificuldade em perder peso que os homens creio que seria interessante entendermos porque isso acontece, ou seja, as provas científicas que o emagrecimento em mulheres é realmente mais difícil e que isso não é desculpa de mulher gulosa (viu marido!).

Para você entender tudinho preparamos uma super lista com os 3 motivos que fazem com que perder peso seja o tormento das mulheres:

estrogenio

1 – Porquê Você É Mulher

Amiga, desculpe, ser mulher não é só glamour e você no fundo sabe muito bem disso. Ser mulher também é hormônio, em especial o hormônio símbolo feminino, o estrogênio.

A ciência descobriu que o hormônio sexual feminino, o estrogênio gera uma predisposição ao armazenamento de gordura através da ativação das enzimas responsáveis por isso. O estrogênio portanto, atua diretamente aumentando o número de células de gordura em nosso corpo e, como se não bastasse, estimulando as enzimas responsáveis pelo armazenamento de gordura a encher as benditas células.

Ficou com raiva, ouve só isso: Além de provocar o armazenamento de gordura o estrogênio ainda direciona a gordura para ser armazenada nas regiões das coxas, quadris e nádegas. O estrogênio é a personificação, ou melhor, a hormonificação da ironia de ser mulher: O que te deixa gostosa também te deixa baranga.

metabolismo

2- Metabolismo Basal

O metabolismo basal é mais um dos vilões do emagrecimento em mulheres. Ele nada mais é que a quantidade mínima de energia (ou seja, calorias) que seu organismo precisa para se manter vivo. Portanto quanto maior for a taxa de metabolismo basal de um indivíduo mais calorias o corpo dele consome mesmo que ele não faça nenhum tipo de atividade física assim mais peso ele perde em repouso, ou mais calorias ele pode ingerir sem engordar.

Alguém que tem uma baixa taxa metabólica basal engorda com mais facilidade mesmo comendo pouco e adivinha… isso mesmo, você tem uma taxa de metabolismo basal geralmente menor que os homens.

Um dos principais fatores que interferem nessa questão é a massa muscular. Músculos são ótimos queimadores de gordura, tanto em atividade como em repouso, e como mulheres têm músculos menores e mais finos a quantidade de calorias gastas por eles são menores.

Para ficar mais claro imagine dois veículos subindo uma mesma subida, um é um carro de passeio e outro é um caminhão. É óbvio que o caminhão irá gastar mais combustível para percorrer a mesma distância pois é maior e mais pesado. Por isso os homens sempre consomem mais energia que as mulheres, mesmo realizando as mesmas atividades.

Por isso quando for a academia, não fique só na esteira. Puxar uns pesinhos também te ajuda a se manter magra.

estresse-e-emoções

3 – Estresse e Emoções

Correndo o risco de chover no molhado vou dizer: Mulheres têm emoções mais afloradas. Mulheres de maneira geral são mais sensíveis e tendem a se desgastar mais emocionalmente. Muitas são as preocupações e mesmo que os homens também as tenham nós temos a tendência de colocar uma carga emocional muito maior sobre coisas que muitas vezes poderiam ser resolvidas apenas com um pouco de nossa atenção.

Que nosso maridos e namorados e filhos não nos ouçam mas a nossa constante mania de fazer tempestade em copo d´agua ou ,num termo menos deprimente, “levar a vida tão a sério” geram uma carga desnecessária de estresse que nos fazem engordar de duas formas:

A: Gerando compulsão alimentar:

O estresse e o nervosismo em geral afetam diretamente nossa força de vontade. Seja por um momento de prazer no meio da tensão, para afogar as mágoas ou simplesmente porque você não conseguiu resistir em momentos de crise a chance de você cair de boca naquele pudim de chocolate é muito grande, ainda mais se você estiver de regime.

B: Afetando seu metabolismo:

Em situações estressantes nosso corpo libera na corrente sanguínea hormônios como forma de defesa. O mais nocivo deles em relação a obesidade é o cortisol. Altos níveis de cortisol afetam diretamente o metabolismo de gordura e açucares assim como a função da tireoide reduzindo o gasto calórico. Pesquisas também ligam o cortisol ao aumento na vontade de comer doces e carboidratos.

Resumindo, se já é difícil se manter em forma em situações normais, quando as coisas fogem do controle tudo fica mais difícil. Então a dica de sempre amiga: Muita calma nessa hora.

Amiga, é realmente maravilhoso ser mulher e parte desta maravilha consiste justamente nas coisas que nos diferenciam dos homens. O fato do emagrecimento em mulheres ser mais difícil não é jamais motivo para desespero. Afinal de contas a qualidade número 1 para conseguir emagrecer é a “força de vontade” e isso nós temos de sobra, não é? 😀 

Nós somos o primeiro site especializado em emagrecimento feminino do Brasil e nossa missão é te ajudar a vencer todos os desafios e atingir seus objetivos de emagrecimento da forma mais rápida e saudável possível. Para entender como ajudamos milhares de mulheres e vamos te ajudar também dê uma olhada aqui: http://dietaparamulheres.com.br/emagrecimento-feminino/

Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook