6 segredos comprovados para não engordar na TPM.

Neste post você encontrará soluções simples e definitivas que os especialistas indicam para não engordar na TPM. Se estiver na TPM, leia depois. 😕   😛

Sabe aquele dia do mês que você está radiante, poderosa, feliz e pronta para sair por aí e arrasar? Pois é, esse é o dia do pagamento… Contudo seu mês não é marcado apenas por dias glamourosos não é? O período de Tensão Pré Menstrual é no mínimo “delicado” né (vamos colocar delicado pois pode ter algum homem lendo e não queremos de jeito nenhum assumir que nos tornamos doidas, malucas, descontroladas, esfomeadas, nervosas e resumindo tudo isso “crazy bitches”)… Mas, vamos ao que interessa…

Este artigo não é para falar da TPM mas da fome insaciável que todas as mulheres sentem quando estão no período pré-menstrual. Isso não é lenda, e não acontece somente porque você está nervosa, é fisiológico. Entenda:

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Por quê tanta fome na tpm?

A principal razão fisiológica para isso está relacionada a elevação dos níveis de progesterona que acontecem que acontece na TPM. A progesterona é um “santo” hormônio que estimula o organismo feminino a armazenar gordura nesta fase e por isso faz os níveis de gordura circulante no sangue cairem. Como consequência o corpo “pede” por mais alimento a fim de manter os níveis nos mesmos padrões de antes e por isso a fome aumenta e também a vontade por alimentos gordurosos como frituras, chocolate e etc.

Não engordar na TPM parece um pouco mais difícil agora? Espere que tem mais.

Além da progesterona também há um incremento em outro hormônio, o estradiol. Este, por sua vez, gera uma elevação na sensibilidade do paladar em especial para alimentos doces. E pra finalizar o “jogo endócrino” ocorre a diminuição nos níveis de serotonina que é mega importante pois age na regulação de um monte de sensações como sono, fome, humor, funções cerebrais e por aí vai. Ou seja, menos serotonina mais fome e mais mal humor.

Somado a isso entram agora razões psicológicas. Para não engordar em qualquer período do mês a maioria de nós precisa se controlar para não comer tudo o que tem vontade. Para não engordar na tpm a regra é a mesma porém neste caso seu autocontrole está afetado. Devido a irritabilidade, nervosismo e ansiedade comuns neste período manter a boca fechada torna-se algo muito mais difícil do que em qualquer outra época do mês. Além do mais, o chocolate por exemplo possui substâncias que causam sensação de prazer, e na TPM, clamamos por isso.

É amiga, lei de Murphy pra você de novo. Seja por razões orgânicas ou psicológicas é fato que no período menstrual e antes dele tudo te leva a engordar. Mas tem solução, e vamos falar disso agora.

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Engordar na TPM não é obrigatório.

Agora que entendemos as razões que fazem muitas mulheres ganharem peso durante o período menstrual fica mais fácil aplicarmos as táticas que descobrimos para evitá-las e de cara já vamos lhe dizer o que vamos fazer: Saciar as deficiências das alterações hormonais sem necessariamente oferecer ao corpo tudo o que ele está querendo.

Vale lembrar que durante esse período muitas mulheres têm tendência a reter líquidos e ter os seios e o quadril inchados, contudo isso não significa “engordar” ok? O inchaço passa pois a retenção de líquidos é temporária. O que devemos fazer é evitar ganhar peso resistindo a gula.

Segredo 1: Coma bem nos horários certos.

Se você não está de dieta, nem pense em começar uma nessa fase. Como não dá para evitar, se você for fazer algum regime ele vai ter que sobreviver à TPM, contudo começar um nessa fase é suicídio.

Mantenha seus hábitos alimentares e nunca, jamais, pule refeições, principalmente o desjejum. O café da manhã é sempre a refeição mais importante e nessa fase muito mais. Suprindo suas necessidades logo cedo você terá muito forças para resistir as tentações durante o dia.

Estudos também indicam que um bom desjejum contribui para melhoria do humor e disposição, algo que lhe será muito útil.

Segredo 2: Abuse dos integrais.

Manter o índice glicêmico equilibrado é uma excelente escolha para quem precisa controlar a ingestão de doces. Isso não é importante só na TPM, mas se torna particularmente útil nessa fase. (Saiba mais sobre índice glicêmico aqui).

Os alimentos integrais ajudam a manter baixo esse índice diminuindo a compulsão alimentar e a vontade de comer doces.

Segredo 3: Mexa esse corpinho inchado.

Exercícios físicos ajudam, entre outras centenas de benefícios, a aumentar os níveis de serotonina e por isso são muito benéficos nesse período. O problema é que quem não pratica tem menos vontade ainda de praticar na TPM e quem já tem o hábito costuma deixar de fazê-lo devido a preguiça comum nestes dias.

A regra é clara aqui: Mexa-se. Se você pratica atividades físicas regularmente continue; se não pratica inclua ao menos caminhadas leves nestes dias pois vão ajudar muito a evitar os sintomas e por consequência a não engordar na TPM.

Segredo 4: Comidinhas amigas.

Alguns alimentos em especial podem ser incluídos na sua dieta durante o período menstrual pois possuem propriedades que vão minimizar os efeitos do desequilíbrio hormonal que você estará sofrendo. São eles:

  • Soja: Rica em isoflavonas ajuda a diminuir os sintomas gerais da TPM e o inchaço e dor nas mamas e abdominal.
  • Abacaxi, banana, melão e cereais integrais: São ricos em vitaminas do complexo B, principalmente a B6, que auxiliam a diminuir a retenção de líquidos e diminuir as dores de cabeça, entre outras.
  • Couve, brócolis, gergelim e feijões: São ricos em cálcio e ferro muito necessários nessa fase pois ajudam e diminuir as variações de humor, diminuir o inchaço e a anemia leve.

Segredo 5: Afogue as mágoas.

Não, não estou mandando você encher a cara. É pra afogar as mágoas com água tá. Isso mesmo, tome muita água pois isso vai ajudar em vários aspectos.

Ao contrário do que muitos pensam beber água não vai aumentar a retenção de líquidos mas diminui-la. Além disso todo seu metabolismo acontece em meio líquido portanto a falta de água pode piorar os desequilíbrios hormonais já comuns nessa fase.

Não vamos nos esquecer também da equação: Mais água = menos fome.

Segredo 6: Aumente o prazer.

Além das razões fisiológicas para sentir mais fome seu corpo está também em busca de aumentar a sensação de prazer. Acredite em mim, seu corpo não quer engordar na TPM, ele quer que esse período seja prazeroso, apesar de tudo lá dentro dizer que não. Portanto a melhor solução para isso é oferecer ao seu corpo formas de prazer que não estão relacionadas necessariamente a comida.

Atividades prazerosas em geral fazem com que o corpo sinta menos necessidade de compensar, através da alimentação, os baixos níveis de serotonina. Nesse caso é você que manda, pois cada um sabe do que mais gosta.

Ah, e um chocolatinho de vez em quando pode tá. Mas prefira os amargos que tem menos açúcar e gorduras. 😉

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Bônus Especial: Cardápio para a TPM

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