suco detox

Suco detox não funciona, mas ainda é útil.

O suco detox surgiu como a nova arma a favor da saúde e contra os malefícios do nosso estilo de vida prejudicial. No entanto, passada a euforia inicial, especialistas alertam para o fato de que as dietas líquidas com sucos desintoxicantes não desintoxicam de fato o organismo. Neste artigo você entenderá porque e descobrirá para que esses sucos realmente servem.

Desintoxicar de que?

Talvez os entusiastas mais antigos da dieta detox tenham a resposta na ponta da língua mas muitos consumidores entraram na onda sem sequer saber do que pretendem se desintoxicar. Atraídos pelo termo apelativo, afinal de contas estar intoxicado é sempre ruim, desejam se desintoxicar seja lá do que for e a expressão “é bom pra tudo” parece fazer algum sentido. A ideia já bem conhecida de que para cada problema existe um remédio diferente fica abafada mediante os miraculosos benefícios dos sucos detox e os adeptos dos sucos “poderosos” não param de aumentar.

Já é do conhecimento de todos que apenas respirar o ar poluído de nossas cidades traz para dentro de nossos organismos substâncias nocivas e tóxicas e por isso a lógica de consumir alimentos que irão ajudar o corpo a desintoxicar-se faz muito sentido. O problema no entanto em relação as dietas baseadas em suco detox é que, segundo especialistas, elas não têm esse poder.

dieta detox
Dieta detox.

Com suco ou sem suco.

Vamos direto ao “x” da questão: Sim, seu organismo provavelmente está intoxicado. Sim, seria muito bom para sua saúde que ele se desintoxicasse. Não, os sucos não fazem isso!

Consultada pela nossa equipe Dra. Sandra Mara de Oliveira Lima, médica especialista em Medicina Ortomolecular, Nutrologia, Obesidade e Emagrecimento, afirma:

Nosso organismo encara toda substância potencialmente nociva como um agente invasor e ele possui mecanismos para eliminar essas toxinas, não precisamos fazer nada, isso ocorre naturalmente. O corpo se encarrega de colocar os agentes nocivos para fora e quando isso não é possível as células afetadas morrem e surgem outras ilesas no lugar.

O suco detox possui benefícios (falaremos disso abaixo) entretanto na opinião de diversos especialistas chamá-lo de “DETOX” não é correto pois esse benefício não está associado ao consumo do mesmo. Quem faz uso desta dieta espera que seu corpo esteja sendo “limpo” por dentro a cada gole, entretanto isso já está acontecendo, com ou sem sua ingestão.

Não é possível se desintoxicar?

Estamos fadados a viver intoxicados então? Não há nada que possamos fazer?

Não é bem assim. Existem atitudes que podemos tomar para conseguirmos os efeitos “detox” segundo Dra. Sandra:

“Detox” é função do organismo, a nossa função é “nãotox”. A melhor maneira de viver desintoxicado é parar de se intoxicar. Não importa quanto você se intoxicou até agora, se você parar em pouquíssimo tempo seu corpo estará limpo.

Uma alimentação saudável (evitando produtos industrializados e preferindo vegetais orgânicos), exercícios físicos moderados em meio a natureza, abolir o uso de todos os tipos de drogas lícitas e ilícitas (evitar remédios e bebidas estimulantes e eliminar cigarro e bebidas) e evitar o estresse estão entre as atitudes mais eficazes para impedir a entrada de toxinas.

detox emagrece
Suco detox emagrece?

Suco detox emagrece?

Outra função muito alardeada da dieta detox é seu efeito emagrecedor e mediante a tantas questões levantadas anteriormente a pergunta que fica é: Suco detox emagrece mesmo?

Nesse caso a resposta é sim! O valor nutricional varia muito entre um suco e outro baseado nos ingredientes que são usados na sua preparação mas de maneira geral são bebidas de baixo valor calórico e alta concentração de vitaminas e minerais por isso seu uso como substitutivo de refeição pode auxiliar no emagrecimento.

A lógica é simples, não existe nada de mágico no produto em si, trata-se apenas de um alimento de baixo valor calórico. Se você trocar uma refeição calórica por um suco, um shake ou até um copo de água a tendência é que haja emagrecimento. A questão aqui é: quanto mais nutrientes o suco possuir menos fome você terá, e consequentemente mais fácil será manter a dieta.

Cuidados ao utilizar os sucos para emagrecer.

Você pode sim se valer da dieta dos sucos de vegetais para emagrecer tomando alguns cuidados.

Leia aqui: “Fazer dieta ou não?”

Como sempre gostamos de alertar toda dieta deve ser encarada como se fosse um remédio (usar apenas por um tempo limitado) e aqui o caso não é diferente. E por isso separamos algumas dicas úteis na utilização da dieta líquida:

  • Substitua apenas uma das refeições por sucos. De preferência o jantar.
  • Use ingredientes variados na composição dos sucos para garantir o maior número de nutrientes possíveis.
  • Procure um nutricionista para montar um cardápio variado.
  • Não esqueça das proteínas nas outras refeições pois este é o elemento mais carente nos sucos.
  • Não misture muitos ingredientes em um único suco pois alguns nutrientes competem pela absorção.
  • Não use sucos industrializados, café, chocolate ou leite no preparo.
ingredientes sucos
Ingredientes variados.

Uso correto dos sucos.

Se seu objetivo não é emagrecer e agora que sabe que os sucos detox não desintoxicam de verdade resta uma pergunta a ser respondida: Existem algum benefício em usar estes sucos?

Existem muitos!

Por serem compostos de grande concentração e variedade de vegetais estes sucos são riquíssimos em nutrientes que normalmente não entram em grande quantidade na nossa alimentação, devido a isso o suco detox na verdade é um excelente suplemento que pode ser usado com regularidade junto com algumas refeições ou no intervalo delas.

Uma recomendação se faz importante antes que você comece a preparar seus sucos: Use preferencialmente ingredientes orgânicos. Como os vegetais estão concentrados nos sucos os agrotóxicos também estarão.

Use e abuse.

Mesmo que não sirva exatamente para desintoxicar o organismo os sucos detox podem ser um grande aliado para sua saúde e para todos aqueles que desejam perdem alguns quilinhos. Comece hoje mesmo a usar e abusar deles.

Quer mais opções de dietas? Veja aqui.

Resumo do Artigo
Suco detox não funciona... mas ainda é útil.
Título
Suco detox não funciona... mas ainda é útil.
Descrição
O suco detox surgiu como a nova arma a favor da saúde e contra os malefícios do nosso estilo de vida prejudicial. No entanto, passada a euforia inicial, especialistas alertam para o fato de que as dietas líquidas com sucos desintoxicantes não desintoxicam de fato o organismo. Neste artigo você entenderá porque e descobrirá para que esses sucos realmente servem.
Autor
Site Dieta Para Mulheres

Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook